Análise ‘Asphalt 9: Legends’ (Nintendo Switch)

Análise ‘Asphalt 9: Legends’ (Nintendo Switch)

Olá, guardiões, no post de hoje falarei sobre o jogo Asphalt 9: Legends, versão Nintendo Switch.

Para aqueles que não conhecem, Asphalt 9 é um jogo de corrida gratuito primeiramente lançado para Android, iOS e Windows, mas que também foi lançado para o Switch no dia 8 de Outubro de 2019, sendo que o jogo desde o dia seguinte.

O que este jogo tem de especial se comparado a outros jogos de corridas? Bastante coisa, mas o principal é a habilidade de te fazer querer continuar jogando cada vez mais, pois sempre proporciona uma sensação de desafio e te recompensa pelo seus esforços. 

Inicialmente você possui apenas um único carro  e para liberar outros diferentes, você precisa adquirir diagramas, algo como cartas que representam cada carro. Alguns precisam de menos diagramas enquanto outros precisam de mais, então é necessário continuar jogando para liberar o carro o qual deseja, sendo que os mesmos podem ser melhorados com créditos ou peças adquiridos no jogo, apesar de ser necessário que se consiga ainda mais diagramas para aumentar o número de estrelas do carro, o que permite ainda mais aprimoramentos.

Os carros são classificados desde a classe D,  passando por C, B, A e terminando na classe S, com carros mais potentes a cada classe. É possível liberar alguns carros apenas jogando no modo carreira (não há uma história, apenas temporadas de corridas cada vez mais difíceis),  mas para outros é preciso que você participe de diversos eventos diários, semanais ou até  alguns que duram ainda mais.

Nestes eventos não basta jogar apenas uma vez, você precisa repeti-los  e acumular as recompensas, seja em diagramas, créditos ou ‘tokens’ (outro tipo de moeda, mas bem mais difícil de se adquirir) , por causa disso você sempre receberá algo todo dia em que jogar, sendo o motivo pelo qual não passei um único dia sem jogar  Asphalt 9 desde que comecei a jogá-lo.

Diferente dos outros jogos de corrida, cada veículo possui um número limitado de usos e demora desde 15 minutos para os carros mais fracos a até 6 horas para os mais potentes recuperarem seus usos, de forma que você precise jogar  com vários carros diferentes ou então jogar mais vezes se quiser continuar temporadas ou eventos específicos

Após certo tempo de jogo se torna consideravelmente difícil e até mesmo impossível prosseguir no modo carreira, por isso você terá que se focar em eventos até conseguir liberar novas estrelas e  aumentar a potência de seus carros, mas toda semana há um torneio multiplayer (Possui recompensas para todos, melhorando de acordo com sua pontuação e classificação) e se você tiver carros o suficiente, é possível jogar por mais tempo

Para se jogar o modo carreira e eventos é precisa estar conectado à Internet, mas mesmo sem conexão há conteúdo para ser jogado apesar de ser limitado e de não haver recompensas, mas é um bom passa tempo em certas circunstancias.

Em relação ao Gameplay,  você pode jogar tanto nos controles ou no modo touchscreen. Os carros possuem nitro  e a habilidade de fazer drift (derrapar ao virar), sendo que as pistas possuem rampas para que os carros saltem e também façam manobras (giros) no ar. Saber usar bem essas 3 coisas é a chave para a vitória contra carros no mesmo nível que o seu,  mas para aqueles que jogam bem é possível derrotar até mesmo oponentes com carros mais potentes 

Como os diagramas de alguns carros são disponibilizados apenas em certos eventos, não sei quando haverá outra oportunidade de adquiri-los e infelizmente eventos com diagramas de novos carros muitas vezes necessitam do uso deles, dificultando consideravelmente para que novos jogadores adquiriram todos os veículos. Algumas vezes também pode ser  frustrante a demora para liberar novos carros, mas pessoalmente isso apenas me deu mais vontade de continuar jogando para finalmente alcançar meus objetivos.

Apesar do jogo ser gratuito, há muitas compras disponíveis que inevitavelmente trarão vantagens para aqueles  dispostos a investir com dinheiro real, mas isso nunca me impediu de me divertir sem gastar nada.

Como considerações finais,  Asphalt 9: Legends é um incrível jogo de corrida, mas que requer bastante dedicação para se alcançar um alto nível é principalmente para se tornar um dos melhores, mas em troca te proporcionará centenas de horas de diversão (experiência pessoal). Já para aqueles que  jogarem por pouco tempo,  acredito que não conseguirão um avanço satisfatório depois de algumas horas de jogo.

Nota final:  9/10 (Caso procure um jogo para se aproveitar por muito tempo, apenas algumas dezenas de horas não são suficientes para se aproveitar tudo que o jogo oferece)

Até a próxima, Guardiões!

2 Comentários

  1. Sergio Henrique disse:

    Ótimo post.
    Após essa análise deu até vontade de jogar ese game.
    Abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.